Como fazer uma adoção responsável?

501---2

 

Adotar é um ato de amor. Dar uma oportunidade a um animal de viver feliz e com tutores que o amam não tem preço. Entretanto, apesar do objetivo principal ser de compartilhar amor, a adoção é uma decisão importante que precisa ser feita com calma, entendendo todas as responsabilidades que isso envolve, afinal ele é um ser vivo e merece todo o cuidado.

Para você ser o melhor tutor e deixar seu animal muito mais feliz, vamos te dar algumas dicas sobre adoção.

Financeiro

Antes de adotar seu animal, lembre-se que ele terá alguns gastos. Visitas ao veterinário, vacinas e comida são gastos básicos que sempre irão existir. Mas lembre-se que assim como a gente, às vezes acontecem problemas eventuais de saúde, e que possivelmente precisarão de mais dinheiro do que o normal. Se o seu aumiguinho tiver pêlo longo ou de difícil manutenção, os gastos com esses cuidados devem ser adicionados.

 

Eduque-o

Estar preparado para cuidar e ensinar coisas para o novo mascote é essencial para não se ter um animal mal educado e que possa a vir trazer momentos desagradáveis aos tutores. Lembre-se que alguns pets podem ter sofrido abuso anteriormente e às vezes carinho e atenção também resolvem alguns comportamentos problemáticos. Quando tiver dúvida e não souber mais o que fazer, procure a ajuda de um profissional.

 

NUNCA abandone um animal

Eles vivem por muitos anos, às vezes chegando até aos 20 anos de idade! Além disso, eles tem sentimento e se apegam muito ao dono, alguns na ausência do tutor chegam até a ter depressão. Então honre sua responsabilidade de adotante e NÃO ABANDONE!

 

Lembre-se! Leve sempre seu animal ao veterinário sempre quando notar:
• Falta de apetite e de sede;
• Coceiras nas orelhas e balançar excessivo das mesmas;
• Alterações na pele e no pelo e caroços;
• Perda ou ganho excessivo de peso;
• Vômito;
• Diarréia, principalmente com sangue;
• Demonstração de dor;
• Apatia.

Com tudo isso em mente e preparado para o que vier, adote! Não existe amor mais sincero e honesto do que você terá com o seu aumigo!